Title Image

7 segredos para atrair e fidelizar pacientes

Home  /  Dicas   /  7 segredos para atrair e fidelizar pacientes

7 segredos para atrair e fidelizar pacientes

já está com sua clínica ou consultório preparado, conhecimento e cursos de especialização em dia e não tem o movimento de pacientes que gostaria?

Se o seu objetivo é aumentar os lucros do seu consultório, você não está sozinho. Esse é um problema que afeta muitos dentistas e o segredo para resolver essa questão é aplicar táticas e estratégias para atrair e fidelizar pacientes. 

Se o número de pacientes que você tem ainda não é suficiente ou se os pacientes não têm retornado como você gostaria, continue lendo e descubra 7 segredos para atrair e fidelizar pacientes!

1. Conheça seu paciente

Conhecer o perfil dos clientes atendidos é fundamental para atrair e fidelizar pacientes. Dessa forma, você pode oferecer a eles exatamente o atendimento procurado. Um bom exemplo para entender isso são os odontopediatras, que investem em brinquedos, uniformes divertidos e um atendimento lúdico para os pequenos. 

Faça o mesmo para o público do seu consultório: entenda o que seus pacientes gostam e valorizam e comece a aplicar no seu atendimento e serviço.

Uma boa estratégia é fazer um cadastro detalhado de cada paciente, verificando dados como idade, bairro onde mora, profissão, e assim entender melhor o público com o qual você lida.

Pesquisas de satisfação e incentivo a sugestões também podem ser uma boa ideia para avaliar a qualidade do serviço que você tem oferecido e pensar em formas de deixá-lo ainda melhor. 

2. Seja Pontual 

Pontualidade é uma qualidade valorizada por 10 a cada 10 pacientes, trata-se de um critério de muitos na escolha pelo dentista que será escolhido para um tratamento.

Respeito pelo tempo do outro é fundamental, mas sabemos que  muitas vezes manter a pontualidade pode ser um desafio. Para te ajudar nisso seguem algumas dicas:

  • Deixe um intervalo entre um paciente e outro;
  • Defina um limite de atraso aceitável para seus pacientes e avise a eles. Não atenda aqueles que se atrasarem além do limite combinado;
  • Mantenha sua agenda sempre organizada, para isso use uma agenda inteligente para dentistas.

3. Seja transparente

Seu paciente, mesmo sendo leigo, quer saber exatamente o que está acontecendo com a saúde dele e como será o tratamento realizado, por isso, explique.  Para fidelizar e atrair pacientes é preciso ser claro e didático, mostre quais são os problemas e quais serão todos os passos para corrigi-los. Assim, o paciente valoriza ainda mais o serviço.

Seja transparente também na hora de cobrar, evitando surpresas desagradáveis para o paciente e inadimplência.

4. Ambiente agradável

O ambiente de um consultório odontológico faz toda a diferença para atrair e fidelizar pacientes. Um local limpo, bonito e tranquilo deixa os pacientes mais a vontade e mais calmos para realizar o tratamento, principalmente aqueles que têm medo de dentista.

Cores claras, objetos de decoração neutros e uma boa música ambiente ajudam muito nisso! Lembre-se também de manter o consultório organizado, sem papéis espalhados.

5. Mantenha o contato

Atrair e fidelizar pacientes é uma tarefa que vai além do consultório odontológico. Mandar mensagens lembrando da próxima consulta ou desejando bons votos em datas comemorativas são boas estratégias para manter o contato com seu paciente e fazer com que ele se lembre de você, retornando sempre ao consultório. 

Além disso, você pode usar as redes sociais a seu favor. Uma conta profissional no Facebook ou no Instagram, por exemplo, é uma ótima maneira de divulgar seus serviços e também de se manter próximo de seus clientes atuais.

6. Busque diferenciais para atrair e fidelizar pacientes

Hoje existem consultórios odontológicos a cada esquina e muitos profissionais qualificados no mercado quando o assunto é conhecimento técnico, mas nem todos conseguem oferecer um atendimento que os diferencie ou “mimos” para atrair e fidelizar pacientes.

Pense no que você pode oferecer para tornar o seu serviço único e faça com que o paciente perceba essas qualidades. Algumas sugestões simples são oferecer o wifi na sala de espera, formas de pagamento e descontos especiais, revistas atualizadas e um bom cafézinho para depois da consulta. 

7. Controle seus resultados 

Pouco adianta por em prática todas essas técnicas, se você não avaliar os resultados que tem conquistado com elas.

Verifique se os pacientes têm retornado e indicado conhecidos. Para isso, lembre-se de sempre de registrar no sistema o histórico das consultas e verificar como o novo paciente te conheceu.

No blog do TotalClinic, compartilhamos com você diversas outras dicas e estratégias para ampliar os resultados de seu consultório odontológico. Conheça e acompanhe os nossos conteúdos.