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5 dicas econômicas para o marketing do seu consultório

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Dicas para o marketing do seu consultório

5 dicas econômicas para o marketing do seu consultório

Construir um consultório odontológico bem sucedido requer paixão, serviço de qualidade e, o mais importante, marketing bem sucedido. Profissionais médicos qualificados não podem mais abrir um negócio e esperar que os pacientes os encontrem. Eles precisam se diferenciar dos concorrentes e se esforçar para alcançar as pessoas de maneiras criativas e convenientes. O marketing efetivo pode ajudar a construir e expandir a base de pacientes.

A maioria das clínicas odontológicas são pequenas empresas com pequenos orçamentos. Isso normalmente significa que a parcela de marketing de seu orçamento é mínima em comparação com outros custos operacionais. A boa notícia, no entanto, é que esses profissionais não precisam gastar milhares de reais para começar a alcançar pacientes em potencial. Às vezes, as melhores técnicas de marketing exigem criatividade e esforço.

Se você é um novo empresário ou um recem diplomado que está entrando no campo odontológico, existem várias técnicas de marketing baratas e eficazes que você pode usar para promover o seu negócio odontológico. Algumas das técnicas que você poderia fazer incluem:

1. Utilize as técnicas de SEO

A presença on-line de um negócio começa com seu site, e utilizando otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, pode ajudar os pacientes em potencial a encontrarem sua clínica odontológica on-line. Essas técnicas ajudam o seu site a aparecer com mais freqüência nos resultados de pesquisa e tornam-se maiores quando as pessoas procuram palavras-chave relevantes para sua empresa. As estratégias básicas de SEO podem ajudar o marketing de seu negócio avançar.

Ao criar conteúdo no site, você deve colocar as palavras-chave apropriadas em todas as partes do seu site. Isso inclui seus títulos, o conteúdo do corpo em cada página, URLs e até nomes de imagens. Determine essas palavras-chave com base em como alguém que procura seus serviços. Por exemplo, se a sua clínica odontológica estiver localizada em São Paulo, certifique-se de usar a frase “Dentista em São Paulo” no seu texto, bem como locais do bairro. Há dezenas de palavras-chave que você pode usar.

Além disso, você deve se certificar de que seu site possui links internos que ligam para o seu site. Por exemplo, se você tiver uma página da Web explicando os serviços que você oferece, você deve ter links para os serviços individuais, como clareamento dental ou extração dentária. Esses links internos tornam mais fácil para os usuários navegarem no seu site e é uma maneira fácil de aumentar o tráfego para páginas individuais.

2. Implementar uma Campanha de Marketing no Facebook

Muitas empresas hoje têm uma página no Facebook, mas para esse tipo de marketing ter êxito para potenciais pacientes e clientes, as empresas precisam criar e compartilhar conteúdo valioso. Seu negócio deve ser consistente no que compartilha e deve dar aos seguidores um olhar interno para o que você faz. Você poderia compartilhar notícias valiosas relacionadas à indústria odontológica, fotos de bastidores de sua prática (claro, excluindo itens com informações de saúde protegidas, como modelos de estudo e telas de computador), links para postagens de blog e informações sobre seus negócios e serviços.

Se a sua clínica odontológica é capaz de gastar um pouco de dinheiro, você pode usar anúncios do Facebook, que podem ser relativamente baratos, dependendo da campanha escolhida. Esses anúncios podem ser personalizados e podem ajudá-lo a atingir pessoas geograficamente próximas ao seu negócio. Os anúncios podem começar em R$ 5,00 e o orçamento pode ser ajustado a qualquer momento. Você está sempre no controle de seus gastos.

3. Solicitar Avaliações de Pacientes

Pedir aos pacientes que deixem comentários sobre sua clínica odontológica pode ser uma maneira arriscada de comercializar seu negócio, mas, se feito corretamente, pode ser incrivelmente gratificante. As avaliações baseadas na experiência podem ter um impacto significativo em outros usuários. De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 90% dos participantes alegaram que os comentários on-line positivos influenciaram suas decisões de compra e 86% disseram que sua decisão foi influenciada por críticas negativas.

A melhor maneira de encorajar os pacientes a deixar comentários é tornar o processo incrivelmente simples. O paciente médio não deixara uma opinião, a menos que a experiência seja negativa. Então, para combater isso com avaliações positivas, sua empresa poderia enviar lembretes de e-mail, mensagens de texto ou oferecer incentivos.

Se a sua clinica odontológica receber críticas brilhantes, mas estão espalhadas pela Internet em sites como Facebook e Google, você pode compilar a informação em uma única página de depoimentos em seu site. Isso permite que os visitantes leiam as coisas positivas que foram escritas sobre sua empresa sem o incômodo de procurar. Links para as postagens originais podem ajudar a mostrar autenticidade.

4. Criar mapas e endereços on-line precisos

As listas e os diretórios de mapas on-line são uma parte importante para levar as pessoas ao seu negócio, mas os proprietários de empresas às vezes esquecem como elas podem afetar sua empresa.

Um dos mapas mais importantes é a sua localização no Google Maps. Este é o endereço que será conectado ao negócio através do mecanismo de pesquisa e aparecerá quando as pessoas pesquisarem sua empresa on-line. Para criar isso, as clínicas dentárias devem criar uma página comercial do Google e listar o endereço no perfil. O endereço então deve ser “reivindicado” para garantir que ele seja exato. O Google enviará um cartão postal com um código ao proprietário da empresa, então ele ou ela deve inserir o código on-line. Uma vez que este esteja completo, o endereço será exato e aparecerá nos resultados da pesquisa.

5. Shoot Google Indoor e Street View

Outra ferramenta de marketing exclusiva que as clínicas dentárias podem usar é o recurso Indoor do Street View da Google. Isso permite aos usuários vejam o interior de uma empresa sem ter que entrar. As fotos, que são tiradas por um fotógrafo confiável do Google, e um passeio de 360 ​​graus do negócio aparecem no perfil da Google Plus da empresa e ao lado dos resultados da pesquisa e do endereço. Isso mostra os usuários exatamente o que eles podem esperar ao entrar em um negócio, o que pode ser reconfortante para pacientes em potencial.

Pacientes potenciais podem usar o tour para determinar se seu escritório oferece o ambiente que eles querem, se seu escritório estiver limpo e organizado e se os seus equipamentos forem novos e atualizados. Essa visibilidade pode ter um impacto positivo na forma como as pessoas percebem seu escritório e podem afetar indiretamente a forma como os motores de busca apresentam seu negócio para potenciais pacientes. Além disso, as fotos podem ser compartilhadas em seu site e mídias sociais.

Esta opção, ao contrário dos outros acima, pode custar um pouco mais. Um benefício é que você pode selecionar o fotógrafo certificado e escolher quais os quartos e áreas que deseja incluir, dando-lhe alguma margem de manobra no preço. Dependendo do fotógrafo que você escolher e dos ambientes selecionados, o custo poderia ser de alguns reais. Esta opção, apesar de seus custos iniciais, poderia ser algo para as empresas dentárias considerarem a longo prazo.