Title Image

O que é um software em nuvem, e como funciona?

Home  /  Clínicas   /  O que é um software em nuvem, e como funciona?

O que é um software em nuvem, e como funciona?

O software em nuvem pode parecer um termo de computação avançada, mas a maioria de nós usa os serviços em nuvem quase diariamente… É um novo paradigma que consiste em oferecer serviços de computador através da Internet.

Um exemplo disso seria o Gmail, um serviço de e-mail que você pode usar sem instalar nada em seu computador ou aplicativos de armazenamento na nuvem. O Totalclinic é outro bom exemplo desse tipo de serviço, projetado para o gerenciamento de clínicas. (Você pode testar de graça).

Qual é o propósito e como esses serviços funcionam? Nós mostramos pra você.

Para o que serve?

Em um sistema na nuvem, há uma mudança significativa na carga de trabalho. O computador do usuário já não tem que fazer todo o trabalho pesado quando se trata de executar processos. A rede de computadores que compõem a nuvem cuida disso. A única coisa que o usuário precisa, é executar o software de interface do sistema, que pode ser tão simples quanto um navegador da Web e a rede faz o resto.

Isso tem múltiplas vantagens. Não só multiplica os recursos que o usuário pode acessar, mas os liberta de outras limitações pesadas, como ter que pagar uma licença de software para cada computador no qual eles desejam usar um programa.

Como funciona?

Quando falamos sobre computação em nuvem, podemos diferenciar duas partes: frontend e backend, conectadas entre si através de uma rede (geralmente a Internet). O frontend é a interface que o usuário vê enquanto o backend é a nuvem.

A interface inclui o computador do cliente (ou rede de computadores) e o aplicativo necessário para acessar o sistema de computação em nuvem.

Na parte de trás do sistema ou do backend, estão vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento de dados que criam os serviços. Em teoria, um sistema online poderia incluir praticamente qualquer programa de computador que você possa imaginar, desde programas de processamento de dados até videogames online.

Um servidor central gerencia o sistema, monitora o tráfego e as demandas dos clientes para garantir que tudo funcione sem problemas.