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Marketing para dentistas: um guia prático para começar

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Marketing para dentistas: um guia prático para começar

O investimento em marketing, atualmente, não é mais um opcional para nenhuma empresa. Você, que empreende na área da odontologia, já deve saber disso não é? A atração de novos pacientes e a fidelização dos atuais é fundamental para a consolidação de uma carreira de sucesso e depende fortemente do marketing para dentistas.

Entretanto, sabemos que a maioria dos profissionais da área não sabe bem como começar a fazer investimentos em marketing de forma certeira, por isso trouxemos nesse artigo um guia prático para te ajudar a começar já! Vamos lá?

1. Orçamento de marketing para dentistas

Ações de marketing demandam recursos, não há como escapar dessa realidade. É claro que existem estratégias mais econômicas do que outras, mas o que realmente importa é o custo benefício ou o ROI que você conseguirá (falamos mais sobre esse importante indicador aqui). 

Acredite, não se trata de um gasto, e sim de um investimento no sucesso do seu consultório. Pensando nisso, nunca deixe de separar um orçamento, mesmo que pequeno, para investir no marketing para dentistas. 

2. Tenha uma identidade visual coesa

A identidade visual é muito importante para empresas, afinal, é através dela que serão transmitidos os valores e conceitos que inspiram o seu negócio, além de ser o primeiro contato do seu público com o seu consultório ou clínica.

Esse é um excelente ponto de partida para começar as estratégias de marketing para dentistas. Para começar a elaborar sua identidade visual, contrate um designer ou profissional de comunicação, converse com ele sobre aquilo que você deseja para sua empresa e como mostrar isso para seus clientes. Lembre-se que a identidade visual vai além apenas do logotipo, mas engloba tudo o que houver de visual na sua empresa, como site, decoração do consultório, uniformes, papelaria, entre outros.

3. Crie um bom site e blog

O site é uma ferramenta de marketing para dentistas fundamental: lá você disponibilizará todas as informações que seu paciente precisa para te conhecer melhor e entrar em contato com você. O blog, por sua vez, é o espaço certo para criar conteúdos interessantes para compartilhar seus conhecimentos com seus pacientes e mostrar que você é um especialista.

Além disso, é por meio deles que você se tornará mais relevante para o Google, aparecendo mais facilmente nas pesquisas. Falamos mais sobre isso no próximo tópico!

4. Apareça no Google

Hoje o Google é o principal mecanismo de buscas na web e é uma opção largamente utilizada pelos pacientes para encontrar profissionais de saúde. Para que seus futuros clientes te achem por lá é necessário investir em estratégias de SEO.

Essa sigla significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). São técnicas que otimizam páginas na web (como seu site e blog!) para torná-las mais fáceis de serem encontradas no Google. Dessa forma mais pacientes te encontrarão nos resultados das pesquisas e chegarão até você!

5. Esteja nas redes sociais

As redes sociais são ótimas aliadas no marketing para dentistas, tratam-se de ferramentas úteis para mostrar um pouco da sua rotina, divulgar seu trabalho (sempre seguindo o Código de Ética Odontológica), manter o contato com seus pacientes atuais, atrair novos e compartilhar dicas e conteúdos sobre a área da odontologia. São os recursos ideais para trabalhar no seu branding pessoal!

É importante que você crie perfis exclusivamente profissionais, faça publicações adequadas para seu público, sempre com decoro e foco na odontologia. Lembre-se também de adequar-se à linguagem e aos costumes de cada rede que você utilizar!

6. Crie conteúdos relevantes

Nesse artigo falamos sobre conteúdo algumas vezes, afinal, trata-se de uma das principais estratégias de marketing para dentistas que querem apostar na comunicação online. Conteúdos englobam textos para seu blog e redes sociais, boas imagens, infográficos, vídeos, Stories no Instagram, e-mail marketing, etc. Produza materiais como esses e divulgue na web! 

Essa estratégia é poderosa quando o assunto é marketing. É dessa forma que você irá demonstrar para seus pacientes que é um expert na área de odontologia, gerando confiança e mostrando que você é o melhor profissional para atendê-lo. Além disso, o conteúdo dá consistência à sua estratégia de SEO, fazendo com que seja ainda mas fácil te encontrar online. Está vendo como é tudo interligado? 🙂

Várias dessas práticas podem ser implementadas já em seu consultório, até mesmo por conta própria! Que tal criar hoje mesmo sua página no Facebook e Instagram? 

Aqui no blog do TotalClinic você encontra outros materiais e dicas que vão ajudar a alancar sua carreira em odontologia. Acompanhe!