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Instagram para dentistas: dicas para atrair clientes e não errar

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Instagram para dentistas: dicas para atrair clientes e não errar

O uso de redes sociais como estratégia de marketing para negócios é cada vez mais reconhecido por gerar bons resultados e isso é válido também para o seu consultório odontológico. Utilizar o Instagram para dentistas é uma forma econômica e eficiente de oferecer conteúdo de qualidade sobre odontologia para seus pacientes, ajudando na fidelização, além de possibilitar a divulgação do seu trabalho para clientes em potencial.

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo de acordo com a Exame. Ele oferece uma série de recursos que podem ser explorados para conquistar bons resultados para seu consultório odontológico, vamos te dar dicas para usar todos eles estrategicamente. Vamos começar?

Feed do Instagram para dentistas

As postagens do feed do Instagram são aquelas que vemos na nossa timeline e que ficam disponíveis sempre que alguém visualiza seu perfil. Esses posts são ideais para partilhar conteúdos relevantes e interessantes para seus pacientes, veja algumas ideias:

  • Dicas de saúde bucal e alertas para possíveis mitos ou problemas da área;

  • Responder questões e esclarecer dúvidas que você receba frequentemente no consultório;

  • Comentar notícias relevantes sobre odontologia;

  • Explicar procedimentos e técnicas com respaldo científico.

Mas é claro que você pode explorar outros assuntos! Pense naquilo que será interessante para seu paciente e que seja estratégico para incentiva-lo a marcar uma consulta com você. Lembre-se também que o Instagram é baseado em imagens, por isso, muito capricho nas fotos!

Além disso, é muito importante preencher seu perfil com informações como contato, endereço, seu site, etc. Tudo isso ajuda o paciente a te encontrar!

Não se esqueça também de responder e curtir os comentários, interagindo com os seguidores, e de usar hashtags, elas servem para ampliar o alcance das suas publicações e indexar seu conteúdo junto a outros do mesmo tema, assim será mais fácil te encontrar na rede!

Stories

Os stories são conteúdos que desaparecem em 24h. A proposta é compartilhar no Instagram conteúdos espontâneos e despretensiosos, que te aproximem do seu público e estimulem interações. Esse recurso é muito interessante para compartilhar um pouquinho do seu dia a dia como dentista, os eventos odontológicos que você participa, o ambiente do consultório, entre outros itens.

Aproveite as ferramentas que o Instagram oferece para deixar os conteúdos mais interessantes e aumentar o engajamento de seus pacientes. Use gifs e figurinhas quem ilustrem bem suas histórias, além disso pense em formas interessantes de usar as enquetes e perguntas do Instagram. Elas são uma ótima maneira de estimular a participação do seu paciente e conhecê-lo melhor!

Insights para utilizar o Instagram para dentistas

O mais recomendado para o Instagram para dentistas é o uso de uma conta profissional. Além de separar os seus conteúdos pessoais daqueles do trabalho (prática super indicada!), o Instagram para uso profissional oferece o Insights, recurso que permite que você conheça dados estatísticos estratégicos sobre seus seguidores e publicações.

Informações como gênero, idade, cidade e horários que seus seguidores estão online estarão disponíveis. Além disso, você saberá o número de impressões e o alcance de suas publicações. Desse forma, você saberá quais assuntos mais interessam seus seguidores e poderá usar o Instagram para dentistas com mais assertividade!

Atenção para as regras do CRO: o que não pode?

Uma coisa importante para se atentar são as regras sobre publicidade do CRO ao usar o Instagram para dentistas. Quando o assunto é saúde, nem todos os temas são permitidos, fique atento a algumas regras:

  • Nunca poste imagens de antes e depois, mesmo que autorizadas pelo paciente;

  • Jamais publique preços, descontos, promoções, formas de pagamento ou serviços gratuitos;

  • Não faça sorteios ou concursos e não ofereça tratamentos odontológicos como formas de premiação;

  • Não utilize as redes sociais para consultar, fazer diagnósticos ou prescrever tratamentos, é impossível substituir uma avaliação presencial;

  • Não divulgue pacientes ou terceiros elogiando técnicas ou resultados de tratamentos;

  • Não publique nada que não tenha confirmação científica ou que não seja de fonte confiável.

Essas são algumas diretrizes, mas não deixe de consultar as normas na íntegra! Agora você já está pronto para começar a usar o Instagram para alavancar os resultados do seu consultório! Aqui no blog do TotalClinic você encontra outros conteúdos valiosos para te ajudar a ter sucesso na área da odontologia, confira e acompanhe!