Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

Fotografia odontológica: tudo que você precisa saber

Home  /  Marketing   /  Fotografia odontológica: tudo que você precisa saber

Fotografia odontológica: tudo que você precisa saber

A fotografia odontológica pode ser bastante útil em seu consultório. Esse recurso versátil é valioso não apenas para te auxiliar no seu trabalho, mas pode ainda contribuir com o marketing da sua empresa. Quer entender melhor como a fotografia odontológica pode te ajudar e descobrir como começar a utilizá-la na sua rotina? Continue a leitura!

Importância da fotografia odontológica

A fotografia odontológica faz parte do histórico e da documentação do paciente. Por meio das fotos será possível acompanhar a evolução do tratamento, comparar o resultado dos procedimentos realizados (antes e depois), além de facilitar a comunicação do cirurgião dentista com outros profissionais que estejam atuando paralelamente no mesmo caso, como o laboratório, por exemplo. 

Boas fotos também auxiliam no diagnóstico, permitindo melhor visualização da boca do paciente, e funcionam como prova e proteção jurídica para o profissional. A dentista Ana Carbone fala mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

Além disso, você pode usar a fotografia para criar conteúdos para seu site, blog e redes sociais, principalmente o Instagram, que privilegia as imagens. Contanto que as regras de publicidade do Conselho Federal de Odontologia (CFO) sejam devidamente obedecidas, você pode usar fotos que divulguem, por exemplo, a qualidade da estrutura física do seu consultório, os procedimentos que você realiza e os momentos mais interessantes da sua rotina! Dessa forma, você poderá atrair novos pacientes e manter o contato com os seus pacientes atuais. 

Use equipamentos adequados

Câmeras compactas e até mesmo a câmera do seu celular podem ser insuficientes para proporcionar qualidade na fotografia odontológica. O equipamento faz sim bastante diferença na hora de fazer o registro do seu trabalho, por isso é necessário fazer uma escolha criteriosa.

Câmeras profissionais permitem a troca de lentes, garantem alta qualidade de imagem e contam com modo manual para que o dentista a configure da melhor maneira para a finalidade desejada. É claro que exigem um investimento financeiro maior, certifique-se de ele se encaixa no seu planejamento, certo?

Além da câmera, existem outros acessórios que podem ser necessários na fotografia odontológica, como iluminação auxiliar, espelhos oclusais e afastadores bucais. Para saber mais detalhes sobre o assunto e decidir quais equipamentos serão os melhores para o seu consultório, leia esse artigo.

Aprenda o básico

Para garantir qualidade na fotografia odontológica e aproveitar ao máximo todos os recursos que o seu equipamento pode te proporcionar não basta apenas apertar o botão. Existem alguns conceitos básicos que você precisa aprender para garantir boas fotos que cumpram todas as funções de que falamos ali em cima. 

Investir em um curso para iniciantes é a melhor opção para os dentistas que ainda não têm tanta familiaridade com a câmera, mas existem vídeos e artigos disponíveis na web que podem te ajudar. Não deixe de estudar para conquistar bons resultados na sua fotos!

Dicas de fotografia odontológica para o seu dia a dia

Para concluir, aqui vão algumas dicas para te ajudar a fazer as fotos na rotina do consultório:

  • Use a luz natural, fotos diurnas em ambientes bem iluminados, principalmente próximo de janelas, apresentam maior qualidade;
  • Tome bastante cuidado com o fundo das fotos que serão utilizadas para a divulgação do seu trabalho, garanta que está tudo em ordem;
  • Anexe as fotos de seus pacientes à respectiva documentação de cada um deles em seu software de gestão odontológica. Assim elas ficam salvas em segurança na nuvem e facilmente acessíveis sempre que você precisar;
  • Treine bastante e já deixe a câmera pré-configurada antes de tirar as fotos, assim você será mais rápido e não deixará o paciente esperando por muito tempo;
  • Insira a fotografia odontológica na sua rotina, não se esqueça de fazer esse registro tão importante.

Preparado para começar a usar a fotografia odontológica e fazer excelentes registros do seu trabalho? Esperamos que as dicas desse artigo sejam realmente úteis para te ajudar nisso 🙂 Aqui no blog do TotalClinic você encontra outros conteúdos voltados para dentistas ampliarem seus resultados e obterem o sucesso na carreira. Acompanhe!