Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

5 dicas de decoração para consultórios odontológicos

Home  /  Organização   /  5 dicas de decoração para consultórios odontológicos

5 dicas de decoração para consultórios odontológicos

Quem pensa que decoração para consultórios é um supérfluo, muito se engana, afinal a ambientação é um fator muito relevante para a experiência do cliente! 

O ambiente diz muito sobre o seu negócio, ele é capaz de comunicar ideias como limpeza, elegância, eficiência, etc. Trata-se de uma oportunidade de demonstrar seu profissionalismo e criar uma boa imagem frente a todos que frequentam seu consultório.

Além disso, ele ajuda a posicionar sua empresa frente ao seu público. Por exemplo, um ambiente muito sofisticado para uma clínica popular pode acabar afastando clientes em potencial. Conheça bem os pacientes que você deseja atrair e mantenha-os sempre em mente nas suas escolhas de decoração para consultórios!

Lembre-se que o cliente repara (e muito!) no espaço na hora de escolher por um serviço e isso não é diferente para tratamentos odontológicos. O ambiente pode até mesmo acabar se tornando um diferencial da sua empresa!

Não se esqueça também que um ambiente gostoso e aconchegante, principalmente na sala de espera, pode deixar aquele paciente ansioso bem mais tranquilo durante a consulta. 

Esses são vários motivos pelos quais vale a pena investir na decoração para consultórios. Para te ajudar nisso, preparamos 5 dicas sobre o assunto! Confira:

1. Atenção para as cores!

As cores tem grande poder de comunicação! Elas podem inclusive afetar a forma como nos sentimos, principalmente dentro de um ambiente.

Cores quentes, como o vermelho e o amarelo, remetem à agitação e a urgência. Já cores mais frias, como o verde e o azul, inspiram calma e tranquilidade, além de serem frequentemente relacionadas com a área de saúde. Elas são ideais para consultórios odontológicos! Entretanto, essa não é uma regra absoluta. Pense nas cores que mais combinam com o seu negócio e com os valores que você gostaria de oferecer para seus pacientes. 

Geralmente, é melhor priorizar tons claros, que remetem à limpeza. Tons de bege e cinza, por exemplo, podem deixar seu ambiente bastante elegante!

Lembre-se também que é muito importante que as cores do seu consultório estejam alinhadas com sua identidade visual!

2. Inspire-se

Para decidir o estilo e a decoração ideal para seu consultório odontológico é importante que você procure referências para se inspirar! Visite o consultório dos colegas de profissão mais próximos e também use a internet a seu favor.

O Instagram e, principalmente, o Pinterest, são redes sociais nas quais você encontra várias imagens que podem te ajudar a ter ideias bonitas e criativas para seu consultório. Veja alguns exemplos:

3. Considere contratar um profissional de decoração para consultórios

A decoração para consultórios pode até parecer uma tarefa fácil, mas garantir harmonia, funcionalidade e beleza para um ambiente pode acabar dando muito trabalho e não sair exatamente como o planejado.

Arquitetos, decoradores e designers de interiores são profissionais que podem proporcionar para você a decoração para consultórios dos seus sonhos! Já falamos sobre o valor de um bom ambiente para o sucesso de um negócio, por isso vale a pena investir e contratar um profissional!

4. Funcionalidade em primeiro lugar

Pouco adianta ter um ambiente lindo se ele não cumprir com todas suas funções. Na hora de pensar na decoração para consultórios nunca se esqueça da funcionalidade!

É importante, por exemplo, oferecer cadeiras confortáveis para a espera, um ambiente claro e bem iluminado para te auxiliar no seu trabalho e espaços dedicados para ferramentas essenciais para o bom funcionamento do consultório, como o cantinho do computador com seu software de gestão odontológica.

5. A recepção é fundamental!

A recepção é o primeiro contato do paciente com a sua empresa, por isso ela é fundamental! Esse ambiente deve inspirar confiança e tranquilidade, além disso, deve ser bastante confortável e oferecer algum tipo de entretenimento para que o paciente se sinta bem e se distraia enquanto te espera. 

Capriche na decoração nesse ambiente! Escolha móveis bonitos e quadros interessantes, objetos decorativos e flores também podem ser detalhes especiais para mostrar para o paciente seu cuidado com esse espaço. Livros bem atraentes têm dupla função na recepção do consultório: decoram e ainda ajudam o paciente a se distrair com a leitura!

Esperamos que essas dicas sejam úteis para te ajudar a ter um consultório odontológico de muito sucesso! Aqui no blog do TotalClinic você encontra diversos outros materiais com conteúdos valiosos criados especialmente para ajudar dentistas empreendedores a obterem excelentes resultados na carreira. Continue lendo.

Fonte das imagens: Pinterest