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Medindo o sucesso do seu consultório: 5 indicadores que todo dentista precisa acompanhar

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Medindo o sucesso do seu consultório: 5 indicadores que todo dentista precisa acompanhar

Aqui no blog do TotalClinic falamos muito sobre sucesso, mas esse conceito pode ser muito relativo não é? Do ponto de vista estratégico e empresarial é necessário pensar o sucesso de forma objetiva e mensurável, pois só assim será possível verificar se o seu negócio está mesmo indo no caminho certo. Para fazer isso é necessário lançar mão de indicadores.

O que são indicadores?

Indicadores são métricas que possibilitam que você meça seus resultados de acordo com critérios objetivos e que reflitam as metas do seu negócio. Neste post, selecionamos 5 deles que se adequam para a realidade da maioria dos dentistas empreendedores e que você deve acompanhar. Vamos lá?

Lucratividade

Dentre os indicadores de sucesso a lucratividade é o primeiro para o qual nos atentamos, afinal, é esse numero que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve”. Mais do que o lucro, essa métrica indica, em número percentuais, se a empresa é capaz de cobrir seus gastos de operação e ainda gerar lucro. 

Para calcular a lucratividade você deve dividir o lucro líquido do seu consultório pela receita bruta (soma de tudo o que você recebeu no mês, sem descontos) e multiplicar esse número por 100. De forma geral, quanto maior esse índice, mais sucesso tem seu negócio. Porém, é necessário pensar a lucratividade de forma comparativa, para avaliar seu crescimento (mês a mês, por exemplo) e sua competitividade no mercado, comparando com outros empreendimentos do mesmo setor. 

ROI

ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre investimento. Esse indicador é importante principalmente no início de um negócio, pois representa o quanto o seu consultório tem ganhado em relação ao que você investiu para começá-lo.

Mas, também é possível calcular o ROI de qualquer investimento que você fizer em seu negócio, como a contratação de um colaborador, um curso ou a compra de novos materiais. Um ROI positivo é sinal de sucesso no investimento realizado.

Ticket Médio

Esse indicador representa quanto, em média, cada paciente gasta em serviços realizados no seu consultório. Esse dado é muito importante, pois ajuda a perceber a oportunidade de vender novos serviços para seus pacientes atuais, ampliando suas receitas sem a necessidade de investir em captação.

Além disso, é mais fácil perceber que um grande número de pacientes nem sempre é sinônimo de sucesso, afinal, o ticket médio de cada um deles pode ser baixo, o que acaba gerando muito trabalho e pouco retorno. 

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio, na realidade de um consultório odontológico representa o número mínimo de consultas e procedimentos que devem ser realizados para cobrir todas as contas do consultório.

Ele recebe esse nome pois equivale ao ponto exato em que as receitas de uma empresa passam a cobrir os custos para que ela opere. Esse indicador é fundamental para medir o sucesso do seu negócio, afinal, se ele atinge e ultrapassa o ponto de equilíbrio é um sinal de quem você está gerindo um empreendimento rentável. 

Satisfação de Pacientes

A satisfação de pacientes é um indicador fundamental, mas que tende a ser mais qualitativo do que quantitativo, por isso medi-lo nem sempre é uma tarefa objetiva. A ferramenta mais adequada para isso é a pesquisa de satisfação, mas é importante que você também se atente para 2 fatores:

  • Pacientes satisfeitos retornam;
  • Pacientes satisfeitos indicam.

Acompanhe sempre taxa de retorno de seus pacientes e busque descobrir como os novos pacientes chegaram até você, atentando-se para aqueles que receberam indicações. Essa pode, inclusive, ser uma das questões da sua pesquisa de satisfação.

Para elaborá-la, pense nos pontos de relacionamento com cliente que gostaria de avaliar, como atendimento da secretária, pontualidade, se indicaria o serviço a alguém, opinião sobre o atendimento odontológico, pontos que poderiam melhorar, entre outros. Aplicada a pesquisa avalie os resultados para descobrir se, de fato, seus pacientes estão satisfeitos. 

Para conseguir calcular todos esses indicadores é fundamental ter as suas contas organizadas, com todas as receitas e despesas registradas rigorosamente. Além disso, dados sobre números de consultas, de cancelamentos e informações sobre pacientes podem ajudar ao avaliar indicadores.

Para ter acesso fácil e organizado a tudo isso um software de gestão odontológica é a ferramenta perfeita. No módulo financeiro do TotalClinic você pode emitir relatórios com os dados estratégicos do seu negócio sempre que precisar, assim medir o sucesso do seu consultório torna-se uma tarefa bem mais simples! Teste e comprove!