Como fazer o plano de marketing de uma clínica
O plano de marketing é um documento que inclui tudo relacionado à estratégia de marketing de uma empresa: quais ações publicitárias estão sendo realizadas, quais são os objetivos a alcançar … No caso de um setor tão competitivo como o da saúde isso se torna ainda mais importante. É por isso que lhe daremos as chaves para montar um plano de marketing para uma clínica.
Avalie a situação atual da clínica
Talvez quando você fizer o plano de marketing, sua clínica já trabalhe há algum tempo, mas o ideal é planejar antes de começar sua atividade. Em qualquer caso, a primeira coisa é fazer um estudo da situação atual da clínica. Para isso, é muito útil fazer uma matriz de análise SWOT.
Resumidamente, o SWOT não é mais do que uma lista de Fraquezas, Ameaças, Forças e Oportunidades. Desta forma, você saberá quais aspectos você deve reforçar em sua estratégia de marketing.
Definir alguns objetivos
Toda estratégia de marketing é feita para alcançar algum objetivo. Estabelecer metas concretas e realistas e colocá-las por escrito é o primeiro passo para alcançá-las. Os objetivos podem variar de dobrar as vendas mensais até alcançar 1000 visitas semanais no site.
Faça um plano de ação
Ter a análise SWOT e os objetivos é ter o ponto de partida. Agora, o mais importante é saber como chegar do primeiro ao segundo. Em outras palavras, determine as ações que serão realizadas.
Vamos ver um exemplo prático.
O proprietário da clínica detectou a fraqueza na análise SWOT de que seu site não recebe visitas.
Tendo isso em mente, o objetivo é atingir pelo menos 20 clientes por mês através do formulário de contato no site.
Para conseguir isso, estabelece as seguintes ações:
- Redesenhar o site para torná-la mais atrativa e funcional.
- Invista no posicionamento na web para atrair tráfego qualificado.
Uma vez que as medidas a serem tomadas são estabelecidas, elas devem ser postas em operação.
Definir mecanismos de controle e monitoramento
Finalmente, é necessário estabelecer um controle para saber se as medidas implementadas estão cumprindo os objetivos estabelecidos. Caso contrário, será necessário alterar alguma medida ou estabelecer objetivos mais realistas.
Estas são as 4 etapas-chave no desenvolvimento do plano de marketing de qualquer negócio. Você fez um plano de marketing para sua clínica? Você acha que é importante ter um? Deixe-nos os seus comentários.