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Métricas para consultórios odontológicos: como medir o sucesso do seu negócio?

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Métricas para consultórios odontológicos: como medir o sucesso do seu negócio?

Investir sem avaliar resultados é o mesmo que caminhar no escuro: não se sabe ao certo para onde está indo. Caminhar em direção ao sucesso exige indicadores consistentes para servirem como guia. Por isso, métricas para consultórios odontológicos são tão importantes. É a partir delas que você irá aferir seu desempenho, identificar problemas, corrigi-los e garantir bons resultados na sua empresa. 

Para começar a definir as métricas para consultórios odontológicos mais relevantes para você, é importante elencar objetivos estratégicos. Com metas bem definidas você deverá identificar como atingi-las, as métricas servem para avaliar o quão próximo você está de chegar nos seus objetivos e obter sucesso em cada um deles.

Métricas para consultórios odontológicos relevantes

Separamos algumas métricas para consultórios odontológicos que são relevantes. É importante que você adapte cada uma delas para suas necessidades e objetivos específicos do seu negócio. 

Ticket médio

Um objetivo comum para muitos dentistas é fazer com que seus pacientes atuais invistam regularmente em novos tratamentos. Uma forma de avaliar se essa meta está sendo conquistada é através do ticket médio. Essa métrica mostra o quanto cada paciente gasta em seu consultório em um determinado período de tempo. 

Fazer esse cálculo é muito simples para quem usa o TotalClinic, nele você terá registrado seu montante total de faturamento e o número de pacientes que visitaram no período que você escolher. Basta dividir o valor pela quantidade de pacientes que você terá o ticket médio.

Se o resultado for um número mais baixo do que o esperado, é hora de começar a pensar em estratégias para que seus pacientes retornem com regularidade e conheçam os demais serviços que você oferece.

Taxa de cancelamento ou não comparecimento em consultas

Toda vez que um paciente cancela ou não comparece a consulta você estará gastando água, luz, aluguel e a sua hora de trabalho sem obter um retorno financeiro, por isso as faltas geram um grande impacto no seu faturamento. 

Avaliar essa métrica mensalmente é fundamental para que você identifique onde está o problema caso as faltas tornem-se mais frequentes. Seus pacientes estão esquecendo da consulta? Não comparecem porque não podem pagar? O que pode estar acontecendo? Só assim você poderá pensar em estratégias para evitar cancelamentos excessivos.

Com a agenda do TotalClinic a taxa de faltas ou cancelamentos pode ser facilmente visualizada pelo status das consultas, assim a análise dessa métrica fica bem mais fácil.

Índice de conversão de clientes 

A conversão de clientes é uma métrica para consultórios odontológicos que avalia a efetividade de seus orçamentos. Antes da realização de um tratamento você irá passar para seu cliente em potencial um planejamento, mostrando os procedimentos a serem realizados e seus respectivos custos, certo? Caso o paciente aprove esse plano e dê início ao tratamento ele será um cliente convertido.

O índice de conversão de clientes é a relação entre todos aqueles que fazem um orçamento com você e aqueles que efetivamente aprovam e fazem o tratamento sugerido. Uma baixa no seu índice de conversão pode indicar um valor pouco competitivo, baixa credibilidade, entre outros motivos. Analise!

Satisfação de pacientes

A satisfação dos seus pacientes é uma das mais importantes métricas para consultórios odontológicos, afinal é uma das melhores maneiras de avaliar a qualidade do seu trabalho. Por ser uma métrica com caráter mais qualitativo, medi-la pode ser desafiador, porém existem parâmetros que podem ser bons indicadores da satisfação de seus clientes:

  • Índice de retorno: quantos de seus pacientes se tornam clientes fiéis?
  • Indicação: seus clientes indicam seus serviços para amigos e familiares?

Com TotalClinic descobrir esses números é mais fácil: você poderá aferir o número de retornos através do histórico de cada paciente e pode descobrir se um paciente chegou até você por indicações ao preencher sua ficha no sistema.

Outra maneira interessante de medir a satisfação de seus pacientes é muito simples: pergunte! Questionários de avaliação podem ser bastante eficientes para descobrir se seu atendimento está cumprindo as expectativas de seus clientes.

Avaliando essas métricas para consultórios odontológicos com regularidade será mais fácil verificar se você está no caminho certo para atingir seus objetivos como dentista empreendedor. Aqui no blog do TotalClinic você encontra outros conteúdos estratégicos para te ajudar a alavancar seus resultados. Acompanhe!