4 Estratégias para fidelizar pacientes na sua clínica
As estratégias de fidelização de pacientes nas clínicas baseiam-se na melhoria da satisfação do paciente. Mas como obtê-la? Separamos algumas orientações para quem quer que sua clínica tenha sempre os pacientes satisfeitos.
Como regra geral, as clínicas têm uma fidelização muito mais fácil do que outras empresas. Uma pessoa pode fazer compras em vários supermercados, mas eles não mudarão o fisioterapeuta com tanta frequência, por exemplo.
A chave é que os usuários buscam estabelecer relacionamentos de longo prazo com seus prestadores de cuidados de saúde. Se você quiser aumentar as chances de se tornar o “médico de confiança”, você pode implementar algumas dessas estratégias
Programas de fidelidade para pacientes
A estratégia mais comum para manter os pacientes é oferecer descontos ou recompensas em futuras visitas. Por exemplo, um dentista poderia distribuir uma limpeza oral gratuita para cada quatro visitas. Dessa forma, é sempre mais fácil voltar.
Outra tática é associar-se às empresas locais que oferecem descontos aos seus clientes. Um bom exemplo seria uma clínica de fisioterapia que oferece descontos aos usuários de uma academia em especifico.
Serviço proativo
É importante cuidar da relação com o paciente, estimulando a apreciação entre as duas partes. Isso nada mais é do que um paciente que a clínica chama de vez em quando para algum serviço de rotina, ou quando a clínica envia uma mensagem para lembrá-lo do seu próximo compromisso. Esta última funcionalidade está incluída no nosso software de gerenciamento clínico.
Redução de espera dos pacientes
Uma das coisas que irritam os pacientes são as longas esperas. É por isso que, se você quiser fornecer uma boa experiência aos seus clientes, você deve evitar que eles passem mais de 5 minutos esperando para serem atendidos. Nesse sentido, é fundamental um cronograma de agenda que minimiza a espera sem negligenciar o tempo de atenção para cada paciente.
Usando redes sociais
A maioria dos seus pacientes usa redes sociais regularmente. É um lugar fantástico para se comunicar com eles e responder às suas dúvidas. Publique regularmente em redes sociais através de seus perfis clínicos e incentive seus pacientes a interagirem com você.
Isso fará com que você atinja mais pacientes e ofereça um tratamento mais pessoal. Você também terá a oportunidade de abordar de forma proativa as queixas do paciente e pode até ajudá-lo a conhecê-los melhor.
Que outras estratégias de fidelização de clientes você implementa em sua clínica? Quais funcionam melhor para você? Os comentários estão abertos.