Title Image

Equipamentos para consultórios odontológicos: 6 dicas para fazer um bom negócio

Home  /  Dicas   /  Equipamentos para consultórios odontológicos: 6 dicas para fazer um bom negócio

Equipamentos para consultórios odontológicos: 6 dicas para fazer um bom negócio

Equipamentos para consultórios odontológicos são definitivamente recursos caros. Sabemos que o investimento inicial para se tornar um dentista dono do próprio consultório pode ser alto. Por isso, é necessário fazer escolhas certeiras que te garantam um bom negócio. 

Esse artigo foi elaborado justamente para te ajudar nessa tarefa. Preparamos 6 dicas fundamentais para fazer escolhas inteligentes na hora de comprar tudo o que você precisa para começar sua empresa em odontologia. 

1 – Listar os equipamentos para consultórios odontológicos realmente necessários

Um fato: começar seu negócio exige muitas compras de equipamentos para consultórios odontológicos. Por isso, faça uma lista daquilo que você realmente precisa. Dessa forma você poderá fazer uma estimativa do montante que precisará desembolsar e terá uma lista comum para todos os lugares em que for fazer orçamentos.

Comece sua lista pelo básico: cadeira odontológica, compressor, autoclave, kits de alta e baixa rotação, negatoscópio e fotopolimerizador. Lembre-se também dos materiais que você deverá ter sempre em estoque e daqueles que são específicos para a especialidade que você exerce. É importante ter em mente também os recursos que não são voltados especificamente para odontologia, como móveis planejados, computador, sofá para a recepção, etc.

2 – Faça orçamentos variados

Essa dica é praticamente uma regra. Antes de fazer qualquer compra, principalmente aquelas que são caras, como os equipamentos para consultórios odontológicos, é necessário pesquisar. Diferentes marcas e revendedores também apresentam preços diferentes, fazer comparações diversas é o segredo para encontrar o melhor deles. Não tenha preguiça de procurar!

Consulte os valores item a item com dentais e fornecedores variados. Verifique qual é o valor final da compra e o preço de cada um dos equipamentos individualmente, avalie onde vale mais a pena comprar o que e considere comprar produtos diferentes em locais diferentes a depender do preço e da praticidade.

3 – Negocie

Negociar não é vergonha nenhuma e pode poupar recursos valiosos na hora de começar seu empreendimento, afinal todo bom gestor sabe que cada centavo conta. Quando for comprar seus equipamentos para consultórios odontológicos peça descontos, principalmente se for fazer uma pedido grande.

Avalie também formas de pagamento. Descontos à vista podem ser bastante vantajosos se você já tiver um bom montante em mãos ou, caso contrário, verifique um número de parcelas que seja conveniente para seu orçamento mensal, evitando sempre parcelamentos com juros.

4 – Pense em comprar online

As dentais online também devem ser avaliadas na hora de fazer a sua compra. Sabemos que os preços de equipamentos para consultórios odontológicos podem variar muito e, por isso, todas as opções devem ser consideradas.

Comprar online é uma opção comoda, mas não se esqueça de levar em conta o tempo de entrega de tudo aquilo que adquirir. Afinal, a espera de uma entrega não pode atrasar a abertura do seu negócio, certo? 

5 – Pense no custo benefício dos equipamentos para consultórios odontológicos

A máxima de que o barato sai caro também vale para a compra de equipamentos para consultórios odontológicos. Muitas vezes compensa pagar um pouco a mais por uma cadeira odontológica que alie beleza, ergonomia e conforto, afinal é lá que seus pacientes passarão a maior parte do tempo e ela deve durar muitos anos. Um compressor silencioso ajuda muito a manter seu ambiente de trabalho mais agradável e alguns equipamentos modernos garantem mais durabilidade ou melhor usabilidade.

Considere tudo aquilo que realmente importa na sua rotina e verifique no que compensa gastar um pouquinho a mais de dinheiro. Pense sempre no benefício e no custo. Além disso, mantenha um olho sempre no futuro: quanto tempo esse equipamento precisa durar para que seu investimento tenha valido a pena? Pouco adianta comprar um item barato que exigirá reposição ou manutenção em breve. 

6 – Considere a opinião de outros colegas

Antes de comprar equipamentos para consultórios odontológicos odontológicos, converse com seus colegas de profissão mais experientes. Sabemos que existem alguns itens que só  conhecemos de verdade na prática, no dia a dia. Por isso, apenas outras pessoas que já tiveram contato com esses produtos poderão te informar como foi o uso. Avaliações são realmente úteis para evitar erros que outros já cometeram ou então para fazer uma compra com a confiança de que é o equipamento certo para você. 

Esperamos que com essas dicas você esteja ainda mais preparado para começar seu consultório odontológico de maneira estratégica e fazendo sempre bons negócios. No blog do TotalClinic você encontra outros conteúdos feitos especialmente para te ajudar a gerir seu consultório como um grande dentista empreendedor. Confira!