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4 ideias para melhorar o atendimento de pacientes idosos

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4 ideias para melhorar o atendimento de pacientes idosos

O atendimento é hoje um dos principais fatores que leva alguém a escolher um serviço e isso também vale para a odontologia. Conhecer bem as necessidades e anseios de quem você atende é muito importante para personalizar seu trabalho e conquistar clientes.

Neste post, falamos sobre o atendimento de pacientes idosos, um grupo que definitivamente têm particularidades que devem ser observadas durante a consulta. Você está preparado para atendê-los? Vamos te ajudar com 4 ideias!

#1 Atendimento de pacientes idosos a domicílio

Quem pretende investir na área da odontogeriatria deve considerar fazer atendimentos a domicílio. São muitos os idosos que apresentam dificuldades de locomoção ou que estão até mesmo acamados, exigindo que o cirurgião dentista se adapte para realizar seu trabalho.

As consultas a domicílio devem ter um valor superior, afinal, exigem mais do profissional, uma vez que não há uma estrutura especializada e será necessário deslocamento.

Caso opte por essa modalidade de atendimento, lembre-se que existem softwares de gestão odontológica que podem ser acessados em qualquer lugar e momento por meio do seu celular, assim você consegue atualizar o prontuário do paciente mesmo sem estar no consultório.

#2 Registre tudo

Antes de um atendimento de pacientes idosos é muito importante que você esteja bem preparado para recebê-lo. Antes de qualquer consulta abra seu software de gestão odontológica e verifique a idade no histórico do paciente. Preencha o prontuário com todos os detalhes e observações sobre as condições de saúde do idoso. Seja minucioso na anamnese!

Outra boa dica é inserir na ficha algumas anotações de detalhes pessoais sobre o paciente que ele tenha te contado na última consulta, toque nesses assuntos no próximo atendimento! Essa é uma forma de mostrar que você realmente se importa e tem interesse pelo paciente. Idosos muitas vezes se sentem sozinhos, por isso é ainda mais importante que você faça com que eles percebam que são valorizados.

#3 Lembre da consulta

Se esquecer das consultas é um problema super comum, principalmente quando estamos falando do atendimento de pacientes idosos. Por isso, quem tem muitos pacientes da terceira idade deve sempre confirmar a consulta quando a data estiver chegando.

Seu software de gestão odontológica pode te auxiliar a lembrar esses pacientes da proximidade da consulta, mas lembre-se também que esse público pode estar menos familiarizado com e-mails ou mensagens de texto, por isso, a melhor opção nesse caso é fazer um telefonema.

#4 Empatia no atendimento de pacientes idosos

Empatia é fundamental no atendimento de qualquer paciente, mas no caso de idosos é ainda mais importante. É muito comum que esses pacientes tenham a autoestima gravemente afetada pela perda dos dentes. Essa condição implica no uso de próteses ou implantes, o que exige uma readaptação para falar e se alimentar. Essas situações podem ser profundamente incômodas e muitos têm dificuldade para lidar com elas, por isso tenha bastante calma e paciência. Coloque-se no lugar do paciente!

Seja carinhoso no atendimento de pacientes idosos, mas tome bastante cuidado para não tratá-los de maneira infantil. Mantenha a linguagem acessível e atente-se ao volume da sua voz para que o paciente possa compreendê-lo com clareza.

Esperamos que essas dicas seja realmente úteis para te ajudar durante o atendimento de pacientes idosos. O relacionamento com clientes é um dos fatores mais importantes para todas as empresas de sucesso e nós, do TotalClinic, queremos que o seu consultório esteja entre elas! Por isso, em nosso blog, você encontra diversos conteúdos voltados para ajudar dentistas a obterem excelentes resultados na carreira na área de odontologia. Confira!