Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

5 práticas dos consultórios odontológicos de sucesso

Home  /  plano de ação   /  5 práticas dos consultórios odontológicos de sucesso

5 práticas dos consultórios odontológicos de sucesso

O mercado brasileiro de odontologia está dividido entre os consultórios odontológicos de sucesso, com excelentes resultados, e aqueles que estão sempre na luta para se manter em funcionamento. Mas o que diferencia um e outro? Como garantir que o seu negócio esteja entre aqueles que são bem sucedidos?

Conheça 5 práticas realizadas pelos consultórios odontológicos de sucesso que realmente funcionam e que você pode implementar no seu negócio para garantir resultados consistentes. 

1. Consultórios odontológicos de sucesso conhecem seus pacientes

Conhecer bem seu público é fundamental para que você possa entender o que ele realmente precisa e deseja. Conhecendo essa expectativa você pode superá-la e direcionar seu serviço para conquistar o paciente.

Um dado muito importante, por exemplo, é conhecer o poder aquisitivo do público com o qual você lida, esse é um fator que se relaciona intimamente com a localização e estrutura do consultório, o preço dos seus serviços, os tratamentos oferecidos, entre outros itens. Pense sempre nos seus clientes e tome decisões mais inteligentes!

2. Consultórios odontológicos de sucesso levam a gestão a sério

Entender que seu consultório é uma empresa e que, como tal, ele deve ser gerenciado com eficiência e seriedade é muito importante para alcançar bons resultados. Focar apenas na odontologia e se esquecer de lidar com questões gerenciais e estratégicas é definitivamente um grande erro cometido por dentistas que não obtém tanto sucesso quanto gostariam na profissão.

Mas, sabemos que estas questões parecem um pouco nebulosas para leigos, principalmente porque as faculdades de odontologia não costumam abordar aspectos como esses, não é? Por isso use a tecnologia a seu favor. Hoje, existem softwares no mercado voltados especialmente para gerenciar consultórios de dentistas, eles ajudam a automatizar e otimizar a gestão, tornando tudo mais simples e organizado. Saiba mais aqui!

3. Consultórios odontológicos de sucesso fidelizam clientes

Clientes fiéis são valiosos, manter um paciente pode ser até 7 vezes mais barato do que conquistar um novo, compensa, certo? Além disso clientes satisfeitos indicam, o que ajuda indiretamente a ampliar o público do seu consultório odontológico.

Para isso, é importante oferecer um atendimento memorável, personalizado. Mostre ao seu paciente que ele é importante para você! Além disso, é fundamental que você seja lembrado.

Esteja presente nas redes sociais (profissionalmente!) e envie mensagens para lembrar das consultas, da necessidade de um novo agendamento e também em datas comemorativas e aniversários. O software de gestão odontológica que comentamos anteriormente pode te ajudar a lembrar dessas datas importantes 🙂

4. Consultórios odontológicos de sucesso estão sempre atualizados

Se manter alinhado com as novidades do mercado é uma obrigação de praticamente qualquer empresa, e é claro que seu consultório está inserido nisso! Acompanhar tendências, fazer cursos de atualização, frequentar congressos regularmente, ter equipamentos modernos e bem cuidados são algumas práticas interessantes.

Além disso, digitalizar seus documentos, agenda e financeiro da clínica ajuda a evitar papelada, deixar o consultório mais organizado e a rotina mais simples e automatizada. Use um software próprio para isso para te ajudar!

5. Consultórios odontológicos de sucesso têm rotinas organizadas

A agenda é protagonista na hora de organizar uma rotina produtiva no seu consultório e para obter sucesso na profissão é necessário manter seus horários sempre muito bem esquematizados. 

A agenda de papel é pouco funcional para isso. Opte por uma agenda digital com recursos inteligentes, como integração com o cadastro e prontuário do paciente, visualização por dia semana e mês, possibilidade de marcação para múltiplos profissionais, etc. Tudo isso faz com que seu fluxo de atendimento seja mais preciso, evitando atrasos e propiciando uma experiência melhor para seu paciente na hora da consulta. 

Essas são práticas simples, mas eficientes que já fazem parte da rotina dos consultórios odontológicos de sucesso. Temos certeza que implementá-las no seu negócio trará bons resultados, comprove!

Aqui no blog do TotalClinic trazemos sempre conteúdos focados em gestão estratégica para dentistas, não deixe de ler nossos outros posts 🙂