Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

6 passos fundamentais para abrir um consultório de sucesso

Home  /  plano de ação   /  6 passos fundamentais para abrir um consultório de sucesso

6 passos fundamentais para abrir um consultório de sucesso

Abrir um consultório de sucesso é um sonho para a maioria dos dentistas e para que isso realmente aconteça é necessário prestar atenção em alguns passos. Nesse post vamos compartilhar 6 deles com você e te ajudar a conquistar grandes resultados em seu novo negócio. Vamos lá?

1. Planejamento para abrir um consultório de sucesso

Antes da abertura de qualquer empresa é necessário fazer um bom planejamento, pensando estrategicamente no que você espera para seu negócio. De acordo com o site do Sebrae, esse processo visa responder 3 importantes perguntas: 

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegar lá?

Com isso em mente, defina as atividades que você desenvolverá no consultório (atendimentos, exames, cirurgias?), pense nas suas metas e objetivos (lembre-se de estabelecer prazos para isso!) e considere as condições internas e externas da sua futura empresa, avaliando se serão favoráveis ou não para você. Tudo isso deve ser registrado e analisado de tempos em tempos. Esse será um documento importante para guiar suas tomadas de decisão e te ajudar a abrir um consultório de sucesso.

2. Entenda as burocracias

Não tem como fugir de burocracias ao começar uma empresa. Para abrir um consultório de sucesso será necessário fazer seu cadastro no CNPJ, conseguir autorizações da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros, além de entender tudo sobre os impostos que terá que pagar.

A contabilidade, invariavelmente, também será um desafio que você terá que enfrentar, para que essa tarefa seja mais fácil preparamos um artigo com dicas valiosas sobre o assunto para você, confira!

3. Decida: quem vai trabalhar com você?

Funcionários, sócios e parceiros não são coadjuvantes na hora de abrir um consultório de sucesso. Pense bem em quem estará ao seu lado nessa jornada tão importante. Começar seu negócio em sociedade com um colega de profissão pode ser uma boa ideia para dividir a gestão, os custos e obrigações da sua empresa, mas, em contrapartida pode afetar sua autonomia. Contratar uma secretária, outros funcionários e estagiários são opções que agregam valor (e custos!) ao seu trabalho e podem ajudar bastante no dia a dia.

Além disso, é fundamental que você tenha um bom relacionamento com as dentais, outros fornecedores, clínicas de exame e demais parceiros necessários para que seu serviço tenha um bom andamento. Lembre-se: ninguém trabalha sozinho!

4. Conheça seu público

Saber quem você irá atender é o caminho certo para oferecer um serviço personalizado e esse é um dos pré-requisitos mais importantes para abrir um consultório de sucesso. Dados como a idade, classe social e gênero de seus futuros pacientes são importantes para que você saiba o que eles desejam e possa oferecer um serviço compatível com essas expectativas.

O valor que você pretender cobrar, o nível de sofisticação do seu ambiente e até a sua especialidade são fatores que influenciarão na definição do seu público e vice-versa. Por isso, essa questão deve ser avaliada com bastante atenção!

5. Pense em marketing

Abrir um consultório de sucesso tem tudo a ver com a atração de pacientes, afinal, pouco adianta ter um ótimo espaço, grandes planos e um excelente serviço se seus futuros clientes não te conhecerem e não chegarem até você, certo? Por isso destine uma parcela de seu orçamento para marketing. Seguindo esses passos partimos do pressuposto que você já conhece seu público, não é? Por isso pense nas melhores estratégias para atingi-los. 

Uma dica de marketing que tem ganhado cada vez mais importância nos dias atuais é investir em estratégias digitais de comunicação. Valorize as redes sociais e tenha uma presença digital constante e alinhada aos seus objetivos, isso ajudará a trazer bons frutos para seu negócio.

6. Gerencie como um profissional

Deixamos o mais importante para o final: abrir um consultório de sucesso depende de uma boa gestão. Gerenciar todas as suas transações financeiras com precisão, ter um bom controle e organização de seus documentos e manter seus horários e sua agenda em dia são processos fundamentais para garantir bons resultados.

Fazer isso com a ajuda de software de gestão para consultórios odontológicos torna esse processo mais simples e automatizado, garantindo uma gestão eficiente em tempo reduzido. Interessante, não é? Você pode conhecer melhor essa ferramenta aqui.

Esperamos que essas dicas sejam realmente úteis na hora de começar a tirar o sonho do seu próprio consultório do papel! Aqui no blog do TotalClinic sempre compartilhamos conteúdos voltados especialmente para ajudar dentistas a se tornarem grandes empreendedores. Acompanhe!