Title Image

Principais desafios para a gestão do seu primeiro consultório

Home  /  Organização   /  Principais desafios para a gestão do seu primeiro consultório

Principais desafios para a gestão do seu primeiro consultório

A maioria dos jovens dentistas que estão deixando a faculdade sonha com a abertura do seu primeiro consultório odontológico, mas para que esse empreendimento seja um grande sucesso é necessário muita dedicação e conhecimento (e não apenas sobre odontologia!). Existem diversos desafios para a gestão do seu primeiro consultório e é sobre eles que vamos falar neste post.

Sabemos que as faculdades de odontologia pouco falam sobre os aspectos gerenciais da profissão e, por isso, muitos dentistas se enrolam na hora de cuidar de seu consultório como uma empresa. Queremos te ajudar a se preparar para que os desafios para a gestão do seu primeiro consultório sejam mais fáceis de superar. Vamos conversar sobre alguns deles? Continue a leitura!

1. Precificação e gestão financeira

Cuidar do dinheiro é um reconhecidamente um dos maiores desafios para a gestão do seu primeiro consultório. Sabemos que essas questões são nebulosas para quem não tem contato com a área financeira e podem parecer mais difíceis do que realmente são.

Na prática, é importante que você esteja sempre ciente daquilo que precisa pagar e receber, registrando todas as suas transações realizadas e vindouras. Ter controle das suas finanças é fundamental para que você avalie seus resultados e verifique se tudo está caminhando como esperado. Para isso, relatórios financeiros são muito importantes.

Esse registro também é fundamental para definir o preço do seu serviço, afinal é através de dados como custos fixos, custos variáveis e demais contas a pagar que você conseguirá encontrar o valor mínimo que precisa faturar para que tudo continue funcionando e para que você alcance a margem de lucro desejada. 

2. Organização de documentos

Para começar bem seu consultório odontológico é necessário ter organização desde o princípio e, muitas vezes, o que gera bagunça são os documentos. Afinal, papelada ocupa espaço e se multiplica ao longo dos dias, por isso é importante ser metódico ao arquivar seus dados. 

A documentação de seus pacientes (prontuário, histórico de consultas, dados cadastrais, etc.) deve ser mantida sempre acessível e guardada com segurança, pois é fundamental para oferecer um atendimento personalizado.

Nossa sugestão para fazer isso sem ocupar espaço e com organização é usar um software que permita salvar seus documentos na nuvem em formato digital, assim criar e arquivar as informações importantes para sua clínica ficará bem mais simples!

3. Atrair e reter pacientes é um dos desafios para a gestão do seu primeiro consultório

Marketing e atendimento personalizado são constantes desafios para a gestão do seu primeiro consultório, afinal são as duas formas mais eficientes de fazer com que a agenda fique sempre cheia de pacientes.

Destinar uma parte de seu faturamento para o marketing é uma coisa a se pensar desde o início do seu consultório, nem que seja um pequeno investimento em redes sociais, por exemplo. 

Para oferecer um bom atendimento para seus pacientes, é fundamental que você conheça bem seu público, buscando entender seus anseios e necessidades, além do valor que podem pagar e locais que costumam frequentar. Adapte seu serviço para atender essas demandas!

4. Agendamentos eficientes

A agenda é uma das ferramentas mais importantes para gerir um consultório com eficiência, afinal, é através dela que o fluxo de atendimentos será definido e sua rotina será organizada. Para que os agendamentos não se tornem um dos desafios para a gestão do seu primeiro consultório é importante utiliza-lá de forma inteligente. 

Uma agenda digital é um boa opção para isso, uma vez que ela pode ser acessada a qualquer momento, garantindo um bom controle dos seus horários, permite que sua secretária agende para múltiplos profissionais sem gerar conflitos e ainda integra às consultas aos dados do paciente, perfeito para te ajudar a oferecer um atendimento ainda melhor.

Estando ciente desses desafios para a gestão do seu primeiro consultório fica mais fácil encarar a jornada de se tornar um dentista empreendedor. Um software de gestão odontológica é um grande aliado para tornar esse processo mais simples desde o começo, afinal reúne em apenas um sistema funcionalidades como arquivo de documentação, agenda inteligente e gerenciador financeiro. Conheça melhor esse recurso para já abrir o seu consultório odontológico gerenciando com profissionalismo e eficiência!