Estratégias de relacionamento com cliente para dentistas: conquiste pacientes e indicações
Atualmente vemos consultórios odontológicos a cada esquina em cidades de todos os tamanhos, mas o que será que determina o sucesso de alguns consultórios e o fracasso de outros?
É claro que o conhecimento técnico dos profissionais sobre odontologia, especializações atualizadas e bons cursos são fundamentais, mas essas qualidades dificilmente serão percebidas por um paciente leigo. Para ter um consultório de sucesso, saber construir um relacionamento sólido com todos os clientes é um item indispensável.
Por isso, se valer das estratégias de relacionamento com cliente para dentistas não é mais opcional, trata-se de uma estratégia necessária para o sucesso de seu negócio em odontologia.
4 estratégias de relacionamento com cliente para dentistas
Fidelizar clientes e estabelecer com eles uma relação de confiança é um método eficiente para que o paciente sempre retorne e indique amigos e familiares, sendo muitas vezes até mais lucrativo e certeiro do que investir em campanhas de atração de novos clientes.
Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas de relacionamento com cliente para dentistas que você já pode começar a aplicar em seu consultório com a ajuda de um software de gestão odontológica, como o TotalClinic.
1. Atendimento personalizado
O relacionamento com cliente para dentistas começa no primordial: um atendimento que surpreenda pela excelência.
Antes de atender o seu paciente, prepare-se para a consulta: reserve alguns minutinhos para abrir no TotalClinic, o histórico completo dos atendimentos anteriores, mostrando que você se lembra de todos os detalhes do tratamento e que realmente se importa com seu paciente;
Tente se lembrar também de algumas informações pessoais e perguntas cotidianas para fazer. O objetivo é criar um ambiente de atendimento simpático e tranquilo. A humanização do contato com o profissional de saúde é fundamental para que o paciente dê continuidade ao tratamento e fique satisfeito com o serviço.
2. Organização
Organização é uma qualidade que nunca passa despercebida pelo cliente. Mantenha seu ambiente de trabalho sem bagunça, evite papéis jogados e deixe tudo impecavelmente limpo. Criar um local agradável para receber os pacientes é fundamental para que eles se sintam mais tranquilos durante o atendimento.
Para isso, a melhor opção é digitalizar os documentos do consultório. Com o TotalClinic, todas as informações sobre seu paciente ficam registradas no prontuário eletrônico, evitando papelada e deixando tudo no lugar correto.
3. Otimização do tempo
Dar valor ao tempo do paciente é fundamental para que ele retorne e indique, por isso, é muito importante evitar atrasos e fazer com que a consulta seja ágil e eficaz.
Ao lidar com questões burocráticas, como pagamentos e agendamentos, o faça de forma eficiente e certeira através do financeiro do TotalClinic. Dessa forma você resolve essas pendências com agilidade, sem que a consulta dure mais do que o necessário por isso.
Além disso, na noite anterior a um dia no consultório, acesse sua agenda do TotalClinic pelo celular e dê uma olhadinha na programação que te aguarda. Assim, você poderá verificar quais serão os pacientes e procedimentos do dia, se organizando para que tudo gaste o tempo previsto e garantindo um fluxo de atendimento organizado e pontual.
4. Datas comemorativas
Aniversário, Natal e Ano Novo são exemplos de datas comemorativas perfeitas para que você entre em contato com seu cliente para desejar bons votos. Afinal, o relacionamento com cliente para dentistas não precisa se limitar ao ambiente do consultório, certo?
Com mensagens agradáveis nos momentos certos, o cliente verá que você valoriza esse relacionamento e, além disso, você manterá o contato, garantindo que ele não se esqueça de você.
Para lembrar dos aniversários de todos os seus pacientes, lembre-se de preencher detalhadamente o cadastro de cada um deles no TotalClinic. Em sua página inicial do sistema, você terá acesso à lista dos aniversariantes daquele período e poderá enviar as mensagens que quiser.
5. Lembretes
Lembrar o seu paciente de que uma consulta está se aproximando é uma estratégia duplamente eficaz: além de garantir que o cliente virá ao consultório na hora marcada, reduzindo horários vagos e desperdício de recursos, você demonstra empatia e preocupação.
Você pode também avisar quando estiver na hora de agendar uma próxima limpeza ou algum outro procedimento de rotina. Um dos segredos para usar essa técnica de relacionamento com cliente para dentistas é mostrar consideração, mas sem ser invasivo.
Fique atento à sua agenda do TotalClinic para saber a hora certa de entrar em contato com seus pacientes.
Essas são pequenas ações que funcionam muito bem como estratégia de relacionamento com cliente para dentistas. Além de serem fáceis de implementar no dia a dia, podem fazer grande diferença no contato com seus pacientes, podendo gerar retornos, indicações e, assim, resultados muito melhores.
Aproveite o TotalClinic e veja os resultados na prática! Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.