O que é um odontograma e para que serve?
O odontograma é uma das ferramentas mais valiosas para o registro de dados do paciente e, por vários motivos, deve sempre ser utilizado pelo cirurgião dentista! Confira como funciona e como deve ser usado esse recurso, qual é a sua importância para a odontologia e qual é a melhor opção de odontograma para ser utilizada no seu consultório. Vamos lá?
O que é um odontograma?
O odontograma é um dos mais importantes registros que faz parte da documentação odontológica, trata-se um diagrama gráfico que representa a boca do paciente, com todos os dentes devidamente identificados, seja através de números, letras maiúsculas ou pares numéricos. Em qualquer dos casos, a proposta é que seja uma nomenclatura passível de ser interpretada e entendida por qualquer cirurgião dentista.
O odontograma pode ser também chamado de dentograma, periodontograma, carta dentária ou diagrama dental.
Esse diagrama pode apresentar tanto a dentição primária quanto a dentição final, inclusive, no caso de crianças que apresentem as duas dentições, ambas deverão ser representadas no odontograma.
De forma geral, existem dois tipos:
- Anatômico: representa os dentes de forma realista;
- Geométrica: usa formas geométrica, como círculos ou quadrados, para representar as cinco faces do dente.
Por que o odontograma é tão importante?
O odontograma tem várias funções importantes! A principal delas é possibilitar a visualização fácil e esquemática da condição geral da boca do paciente. Dessa forma, permite a troca de informações entre dentistas que podem estar atuando em conjunto no tratamento do paciente e ainda facilita a identificação das peças nas quais você deve atuar.
O odontograma é também uma parte importante do histórico clínico do paciente, quando examinado, o dentista consegue verificar informações fundamentais como o andamento do tratamento atual e as operações anteriores que tenham sido realizadas ali.
É um documento que também pode ser utilizado com finalidades policiais para reconhecimento de corpos. Como os dentes são peças orgânicas com alta resistência, resistem à decomposição e carbonização. A comparação da dentição com odontogramas permite ao odontolegista descobrir a identidade do falecido.
Além disso, o odontograma pode ser utilizado pelo profissional como uma forma de proteção jurídica em caso de conflitos processuais com pacientes, funcionando como evidência da idoneidade dos serviços prestados.
Qual é o melhor odontograma para usar em seu consultório?
Antigamente, os odontogramas eram desenhados à mão, imagine o trabalho para atualizá-los constantemente! Esse é um documento que precisa ser atualizado a cada intervenção na boca do paciente, por isso a praticidade para preenchê-lo deve ser um dos fatores determinantes ao escolher uma ferramenta.
Hoje os melhores softwares de gestão odontológica contam com versões digitais do odontograma, que permitem fácil preenchimento e modificação das informações que constam neles. Além disso, os sistemas para consultórios já salvam essa documentação de forma segura na nuvem, o que permite acessá-los em qualquer lugar, sempre que for necessário.
O TotalClinic é um software de gestão super completo desenvolvido especialmente para dentistas. Nele é disponibilizada uma ferramenta de odontograma que já fica integrada a todos os registros e documentações referentes ao paciente, garantindo muita praticidade em seus atendimentos!
Para comprovar esse benefício e ainda conhecer várias outras funcionalidades do TotalClinic, como controle financeiro estratégico, agenda inteligente para dentistas e organização de documentos, convidamos você a testar nosso sistema gratuitamente por 30 dias. Clique aqui e comece agora mesmo!