Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
Title Image

Inadimplência em consultórios odontológicos: 4 dicas para reduzir

Home  /  Finanças   /  Inadimplência em consultórios odontológicos: 4 dicas para reduzir

Inadimplência em consultórios odontológicos: 4 dicas para reduzir

A inadimplência em consultórios odontológicos é um grande problema que acomete muitos dentistas por ai. Aliás, esse é um reflexo do mercado: consumidores inadimplentes são mais de 60 milhões no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Ou seja, é um problema que afeta negócios em diversos setores! Preocupante, não é?

Para garantir que essa questão não atrapalhe a sua empresa elaboramos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a receber todas as contas em dia e garantir a saúde financeira do seu consultório. Vamos começar?

Como evitar a Inadimplência em consultórios odontológicos?

1. Saiba tudo que você precisa receber

O primeiro passo para evitar a inadimplência é estar ciente de todas as suas contas a receber, garantindo que você não acabe se esquecendo de nenhum débito de seus pacientes. Para isso é necessário um controle rigoroso do fluxo de caixa do seu consultório, registrando todas as transações financeiras da empresa você sempre saberá o que ainda falta receber.

A melhor forma de fazer isso é através de um software de gestão odontológica. O financeiro do TotalClinic é uma ferramenta estratégica que permite que você lance tudo aquilo que precisa pagar e receber. Dessa forma, será fácil identificar quais débitos ainda não foram quitados e você poderá passar para a próxima dica.

2. Cobre!

Se você encontrou uma conta que ainda não foi quitada, é hora de cobrar! Esse costuma ser um momento delicado, mas é fundamental para evitar a inadimplência em consultórios odontológicos. Para lidar com a questão, o segredo é ter muito profissionalismo, busque sempre evitar que o paciente fique constrangido e seja enfático ao mostrar como pagar a fatura. 

Na maioria dos casos, o paciente simplesmente se esquece de pagar. Isso acontece com frequência em tratamentos que são mais caros ou mais longos, e por isso são divididos em numerosas parcelas. Tudo que o paciente precisa nesses casos é de um lembrete!

Um SMS ou email pode ser muito eficiente para resolver esse problema! Por ser um contato mais impessoal, o cliente não passará por nenhum constrangimento e você terá mais tranquilidade para avisar sobre o atraso no pagamento, podendo enviar os dados e instruções para receber o crédito após a data combinada. Com o auxílio do TotalClinic você pode automatizar esse processo!

3. Facilite o pagamento

Uma forma de evitar a Inadimplência em consultórios odontológicos é ter muita clareza ao estabelecer com seu cliente como ele deverá te pagar. Converse sobre datas, valores e métodos de pagamento, busque uma opção que seja conveniente para você, mas que contemple as necessidades do paciente. Firme o acordo mediante contrato assinado por ambas as partes. Para facilitar o pagamento, considere oferecer métodos diversificados, como cartões, boleto, transferência, cheque e dinheiro.

Com tudo bem definido, é fundamental que você registre no financeiro TotalClinic o acordo feito com o paciente. Sabemos que diferentes clientes podem negociar diferentes formas de pagamento, para não se confundir e manter as finanças sempre organizadas, lembre-se de manter tudo em dia no seu software de gestão odontológica.

4. Ofereça vantagens para quem paga em dia

Bons pagadores podem ser recompensados para garantir que continuem sempre quitando suas dívidas em dia! Um exemplo comum de bonificação é o desconto para o pagamento à vista ou para o pagamento em dinheiro, que dispensam as taxas com a máquina de cartão e já evitam de uma vez a inadimplência em consultórios odontológicos. 

Outra ideia é investir no relacionamento com esses clientes, por exemplo, através de mensagens de agradecimento sempre que receber os valores devidos. Use o TotalClinic para isso! Brindes também são sempre bem vindos. É muito importante criar uma relação saudável com seus pacientes, assim você será sempre lembrado e conquistará clientes fiéis. 

Lidar com a inadimplência em consultórios odontológicos é um desafio para muitos dentistas empreendedores. Esperamos que essas dicas sejam realmente eficazes e te ajudem a driblar a questão, mantendo a saúde financeira do seu negócio sempre em dia.

Deu para perceber como um software de gestão odontológica pode ser útil para te ajudar com essa tarefa, não é? Convidamos você a conhecer o TotalClinic e comprovar as mudanças positivas que ele pode trazer para sua empresa. Clicando aqui você pode testar o sistema gratuitamente por 7 dias!