3 dicas simples para reduzir faltas no consultório odontológico
Reduzir faltas no consultório odontológico deve ser um dos objetivos de todos os cirurgiões dentistas que buscam ampliar seus resultados na profissão e ter uma empresa de sucesso. Nesse artigo, vamos te explicar porque as faltas podem afetar (e muito!) o seu faturamento, te ajudar a entender porque os pacientes não comparecem e também compartilhar algumas dicas simples que você pode implementar para manter sua cadeira sempre ocupada. Vamos começar?
Porque as faltas impactam nos seus resultados?
Para que você possa receber um paciente em seu consultório odontológico você precisa arcar com diversos custos: aluguel, IPTU, luz, água, internet, entre outros. Além disso, você reserva para ele sua hora de trabalho, que é muito valiosa!
Caso o paciente não compareça à consulta, todos esses gastos terão sido em vão. Ou seja, além de não receber o pagamento pelo seu trabalho, você ainda terá que pagar porque aquela hora de funcionamento da sua empresa e pelo seu tempo ocioso. Cadeira vazia é desperdício de dinheiro! Por isso, é mais do que importante reduzir faltas no consultório odontológico.
Quando muitas faltas acontecem ao longo do mês, seus resultados podem ser afetados, afinal, é necessário que muitas consultas sejam realizadas para que seus custos sejam cobertos, atingindo o ponto de equilíbrio e conquistando uma boa lucratividade.
Por que os pacientes faltam?
Para reduzir faltas no consultório odontológico é necessário primeiro entender melhor os motivos pelos quais os pacientes não têm comparecidos às consultas. Seguem alguns dos mais prováveis:
- Emergências: sim, elas acontecem, tanto com você, quanto com seus pacientes. Contra elas não há como lutar, algumas faltas eventualmente acontecerão. Para que elas não sejam tão prejudiciais, use o tempo ocioso para fazer algo útil para o seu negócio, como atualizar os dados em seu software de gestão ou fazer leituras sobre empreendedorismo na odontologia aqui no nosso blog!
- Paciente inadimplente: o paciente que está devendo algum valor para seu consultório pode deixar de comparecer às consultas por medo da cobrança. Negocie formas de pagamento para que a dívida seja quitada e o paciente volte a comparecer. Leia mais sobre inadimplência em consultórios odontológicos aqui.
- Desistência ou abandono do tratamento: o paciente pode acabar desistindo da consulta ou do tratamento e acabar deixando comparecer no horário agendado. Nesses casos, procure entender porque o paciente não deseja mais continuar o trabalho com você. Incentive a remarcação de consultas, caso seja uma simples desistência, ou a desmarcação feita com antecedência para que você disponibilize o horário para outros pacientes.
- Esquecimento: esse é o principal motivo pelo qual os pacientes acabam faltando as consultas e, por sorte, é um problema que você pode ajudar a resolver. No próximo tópico você encontra as dicas para reduzir faltas no consultório odontológico.
Como reduzir faltas no consultório odontológico?
Agora que você já sabe como as faltas podem afetar o seu negócio e já entendeu porque os pacientes não comparecem, é hora de aprender a reduzir faltas no consultório odontológico!
1. Confirme a consulta
O jeito mais simples e eficaz de garantir que o paciente se lembre da consulta é através da confirmação. Ela pode ser feita por telefone, email, SMS, WhatsApp, ou através de seu software de gestão odontológica. Lembre-se de manter todos os dados de contato de seus pacientes sempre atualizados por lá!
2. Não marque com muita antecedência
Marcar a consulta para uma data que ainda está muito distante pode fazer com que o seu paciente se esqueça do retorno, por isso, agende os horários em um prazo curto de tempo. Caso você precise marcar consultas para datas no futuro, registre na sua própria agenda um lembrete para ligar para o paciente e agendar quando a data estiver chegando.
3. Fidelize o paciente
Pacientes que estão satisfeitos com o tratamento tendem a comparecer às consultas sem problemas. Ofereça um atendimento personalizado, mostre para o paciente como ele está evoluindo (use fotos com os resultados!), seja atencioso (principalmente com os paciente que têm medo ou sentem muita dor). Faça com que a sua consulta seja um momento agradável e demonstre os benefícios do tratamento, dessa forma o paciente vai querer estar na sua cadeira novamente!
Esperamos que esse artigo te ajude a deixar as faltas no passado e, assim, aumentar a lucratividade do seu negócio. Chega de desperdício do seu investimento, não é? Para ler mais conteúdos estratégicos voltados para dentistas empreendedores acompanhe o blog do Total Clinic!
Não deixe também de conhecer o nosso software de gestão, com ele você acessa os dados dos pacientes facilmente para confirmar as consultas e ainda pode acompanhar, por meio da nossa agenda inteligente, se suas estratégias para redução de faltas estão mesmo funcionando!